quinta-feira, 22 de julho de 2010

Cabeça acima do coração

Eu queria compartilhar com você uma das lições mais valiosas que eu já aprendi em minha vida. E essa lição é que eu devo manter a minha cabeça acima do meu coração, ou seja, deixar a minha inteligência me guiar, e não ser guiado pelos meus sentimentos, pelo meu coração.

Isso é importante porque diariamente nós somos bombardeados pela mensagem completamente oposta a esta. Desde os filmes de Hollywood até as celebridades, artistas, livros que se lê, músicas que se ouve no rádio diariamente, até mesmo pessoas de negócios, empresários, nos dizem a todo tempo: “Siga o seu coração. Faça o que você sentir no seu coração; ouça a voz do seu coração.” Você já ouviu isso. Com certeza você sabe do que eu estou falando e já ouviu essa mensagem de alguma forma. Você ouve essa mensagem a todo o tempo porque ela é muito comum.

Só que o problema com esse pensamento é que o coração é enganoso. Como disse Jeremias, o coração é enganoso mais do que todas as coisas (Jeremias 17.9). Ninguém verdadeiramente sabe quão mal ele é. Você gostaria de seguir alguém que é enganoso, enganador? Você gostaria de seguir alguém cujo nível de maldade você não conhece? Eu não penso que você, na sua inteligência, faria isso. Mas, quando você segue o seu coração, é exatamente isso que está fazendo, ou seja, uma receita para destruir a sua própria vida.

Todas as segundas-feiras, pela manhã, contra toda sua vontade, contra o sentimento de cada célula e molécula do seu corpo, você aprende a acordar cedo, sair da sua cama quentinha e ir para o trabalho. Você faz isso contra o sentimento porque sabe que é o certo. Você precisa trabalhar, então, sua mente o força a sair da cama e fazer o que tem que fazer, não importando o que você sente.

Isso significa que você já tem as habilidades necessárias para colocar sua cabeça acima do seu coração. Você já faz isso todas as segundas-feiras de manhã e com certeza em outras áreas menores da sua vida também. O que você precisa agora é transferir esssas habilidades para as outras áreas mais importantes da sua vida, e passar a fazer o que é certo, não importa o que você sente. Não importa se você está com raiva, se está triste, se está feliz, se se sente bem ou se sente mal. Faça o que você tem que fazer, não importa o que você sente ou o que seu coração sente ou faz sentir. Use a sua cabeça, siga a sua inteligência, e o fruto dessas atitudes será muito melhor do que você tem colhido até aqui.

Eu queria repartir essa lição com você. Espero que tenha lhe ajudado. Deus o abençoe.

Bispo Renato Cardoso


2 comentários:

  1. Ola essa palavra do Bispo é muito forte e algo que devemos guardar para sempre... Amei seu Blog que Deus te abençoe grandiosamente!!!

    Beijosss...
    Manuela Salazar ♥

    ResponderExcluir

Deixe os seus comentários!
Que Deus Abençoe
Obrigado...