sábado, 31 de julho de 2010

Mandamentos da Mulher de Deus

Quarto Mandamento: Ela é Virtuosa

A mulher virtuosa descrita em Provérbios 31 é o propósito de Deus para nós mulheres. Ela é rara dentre as mulheres deste mundo
(Mulher virtuosa quem a achará? O seu valor muito excede ao de rubis, v.10). Seu marido confia nela, entre eles não há segredos (o coração do seu marido está nela confiado, v.11). Ela faz bem ao marido todos os dias da sua vida (v.12), o que nos mostra que ela é constante em fazer o que é bom para ele, não somente quando ele a agrada ou quando vai tudo bem, mas em toda e qualquer situação.

A mulher virtuosa trabalha com alegria, não age com má vontade
(de bom grado trabalha com as mãos, v.13). Ela não mede esforços para fazer o bem (como o navio mercante, ela traz de longe o seu pão, v.14). Não é preguiçosa, mas levanta cedo para cuidar da sua família (v. 15). A mulher virtuosa sabe negociar (examina uma propriedade e adquire-a, v.16) e está sempre disposta (v.17).

A generosidade é também uma das qualidades da mulher virtuosa
(abre a sua mão ao pobre, e estende as suas mãos ao necessitado, v.20). Essa mulher não tem medo da adversidade, pois conduz a sua casa com sabedoria (não teme a neve, pois todos andam vestidos de lã escarlate, v.21). Ela sabe se vestir com decência (v.22) e o seu marido é respeitado por todos (v.23).

Se a situação financeira está difícil, ela ajuda com o seu trabalho
(ela faz roupas de linho fino, e vende-as e dá cintas aos mercadores, v.24). A mulher virtuosa não se preocupa com a velhice (a força e a dignidade são os seus vestidos, e, quando ao dia de amanhã, não tem preocupações, v.25). Ela fala com sabedoria, sempre tem uma palavra sábia e não profere palavras torpes (v.26). Os seus filhos a chamam de "bem-aventurada" e o seu marido a louva dizendo que ela se sobressai sobre todas as outras mulheres (v.28).

A mulher virtuosa teme ao Senhor
(v.30), pois somente com o caráter de Cristo podemos ser assim (enganosa é a graça, e vã, a formosura, mas a mulher que teme ao Senhor, essa será louvada). Em Provérbios 14:1 lemos que "a mulher sábia edifica a sua casa, mas a insensata, com as próprias mãos a derruba". E em Provérbios 2 aprendemos que se pedirmos a Deus sabedoria, Ele nos dará.

Em Provérbios 27:15, a palavra nos diz que para o marido, a mulher rixosa é como uma goteira contínua em dia de chuva. Pense sobre isso, imagine uma goteira na sua cabeça o dia inteiro! Pela nossa força própria não conseguimos ser mulheres virtuosas, mas através do agir do Espírito Santo, nós somos. O agir em nossas vidas vem do Senhor, mas precisamos dar o primeiro passo, não esperando pela mudança que gostaríamos em nosso conjuge, mas orando primeiro pela nossa mudança.

4 comentários:

  1. Ola!!!
    Seu blog está muito legal!
    Deus a abencoe!ostaria de convida-la a ser minha amiga no meu:
    rose-brytto.blogspot.com
    será um prazer para mim,
    Com carinho
    Rose

    ResponderExcluir
  2. Olá! somos preciosas para Deus, nem imaginamos o quanto.

    beejo :*

    ResponderExcluir

Deixe os seus comentários!
Que Deus Abençoe
Obrigado...